Governo quer Via Verde gerida por nova empresa - TVI

Governo quer Via Verde gerida por nova empresa

Portagens

Mário Lino está a negociar com as concessionárias a generalização deste sistema de cobrança electrónica a todas as auto-estradas do país

Relacionados
O Governo está a negociar com as concessionárias de portagens a criação de uma nova empresa para gerir a Via Verde. O objectivo é generalizar este sistema de cobrança electrónica de portagens desenvolvido pela Brisa à totalidade das auto-estradas em operação, em construção e em projecto em Portugal, incluindo as SCUT¿sem cobrança ao utilizador que passarem a ter portagens reais, como é intenção do Executivo, avança o «Diário Económico».

A ideia foi apresentada por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, e Paulo Campos, secretário de Estado da mesma pasta, durante as conversações para revisão dos contratos com as concessionárias que estão a decorrer há vários meses.

Em entrevista à «Reuters», Mário Lino disse, há uma semana, que «a nossa intenção é introduzir no nosso país uma inovação tecnológica, abandonar definitivamente o modelo das portagens físicas com portageiros».

O ministro das Obras Públicas acrescentou que «vamos aplicar uma espécie de Via Verde generalizada». Sobre o modelo funcionamento deste novo sistema, Mário Lino acrescentou que «funciona um pouco como um telemóvel, ou tem pré-comprados, ou carrega o cartão, ou tipo Via Verde, que vai à conta imediatamente, ou só compra para passar naquele dia, ou passa agora e paga amanhã ficou registado».

«Tem de ser um sistema fácil e inovador sem aquelas praças (de portagem). É essas duas coisas que são fundamentais a discutir com os concessionários. E cada empresa vai ter o seu sistema? Tem de ser um sistema legível em todas. Tem de garantir um sistema universal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados