Transportes públicos sobem 6% em Julho - TVI

Transportes públicos sobem 6% em Julho

Transportes Públicos

Ministério dos Transportes «vai pronunciar-se na altura certa»

A Associação Nacional dos Transportes Rodoviários de Passageiros (ANTROP) reclama um aumento de 6 por cento nas tarifas dos transportes públicos, segundo avança o «Diário de Notícias».

Esta percentagem, adiantou ao Diário de Notícias», o presidente da associação, resulta hoje da aplicação do mecanismo de actualização de preços acordado com o Governo que este até agora cumpriu, sublinha Cabaço Martins.

Segundo o dirigente da ANTROP, cada vez que há um aumento superior a 5% nos custos das transportadoras, o acordo prevê uma subida do preço dos transportes para compensar, o que pode acontecer no final do ano e em meados, ou seja, a partir de Julho.

Quando os cálculos resultarem num aumento dos preços superior a 5%, uma circunstância considerada excepcional, então o convénio permite que a sua aplicação possa ser imediata, ou seja sem coincidir com o início ou o final do ano.

Para já, o Ministério dos Transportes diz que só falará da matéria na altura certa. No entanto, várias fontes contactadas pelo jornal diário admitem que a subida dos transportes públicos, leia-se passe social, é inevitável perante um agravamento de quase 20 cêntimos (16%) no preço do diesel desta última actualização em Janeiro, que foi de 3,9% (a inflação prevista pelo Governo é de 2,1%). A variação é que ainda não está definida e pode ser inferior.
Continue a ler esta notícia