Carro eléctrico: Governo confirma subsídio de 5 mil euros - TVI

Carro eléctrico: Governo confirma subsídio de 5 mil euros

Dinheiro

Massificação do uso é o objectivo

Relacionados
O modelo de mobilidade eléctrica e um conjunto de novas medidas referentes à implementação do Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. O Governo confirma assim um subsídio de 5 mil euros para a compra do carro eléctrico.

A adesão e a massificação do uso do carro eléctrico no país são o objectivo destas medidas focadas principalmente no utilizador, com o fim de garantir a «equidade e universalidade no acesso ao carregamento», bem como «condições técnicas de interoperabilidade entre as diversas marcas e modelos de veículos, baterias e sistemas de carregamento».

A criação de um «subsídio à aquisição, por particulares, de veículos automóveis eléctricos, no valor de 5.000 euros, o qual poderá atingir os 6.500 euros no caso de haver simultaneamente abate de veículo automóvel de combustão interna (atribuído na compra dos primeiros 5.000 veículos automóveis eléctricos)» incentivar o uso de carros eléctricos. Para promover o desenvolvimento deste tipo de viaturas em Portugal há que atrair a entrada de várias empresas no mercado do carro eléctrico.

O Governo também tem um papel no desenvolvimento do automóvel eléctrico, devendo comprar 20 destes veículos para demonstração e divulgação dentro e fora do país, enquanto a Administração Central deverá ser adquirir 20% de automóveis eléctricos para renovação da frota.

A «implementação da infra-estrutura experimental de carregamento, fixando como metas a criação de 320 pontos de carregamento em 2010 e de 1350 em 2011»e a criação de estacionamento privilegiado para carros eléctricos em centros urbanos também figuram na lista.

O Programa vai ser operado em três fases diferentes, sendo a primeira, até 2011, a «fase Piloto, que inclui a construção de uma infra-estrutura mínima experimental de mobilidade eléctrica a nível nacional». A partir de 2012 entra-se em «Fase de Crescimento», com o alargamento da referida infra-estrutura e quando a procura de carros eléctricos alcançar um nível sustentado, Portugal entrará na «Fase de Consolidação».
Continue a ler esta notícia

Relacionados