A operadora Vivo, detida em partes iguais pela Portugal Telecom (PT) e Telefónica, subiu três posições no «ranking» das marcas mais valiosas do Brasil, revela um estudo publicado esta quarta-feira.
O estudo da revista «The Brander» coloca a Vivo na sexta posição dentre as 100 principais marcas no Brasil, com um valor estimado de 5,9 mil milhões de reais (1,96 mil milhões de euros), no ano passado, avança a Lusa.
Em 2007, o ranking da revista apresentava a operadora detida em parceria pela PT e pela espanhola Telefónica como a nona marca mais valiosa, cotada a 5,8 mil milhões de reais (1,93 mil milhões de euros, ao câmbio actual).
A publicação salienta que a crise financeira internacional não afectou significativamente os valores das marcas das principais empresas com actuação no Brasil.
No sector de telecomunicações, a adopção da portabilidade numérica, sistema que permite ao utilizador mudar de operadora e manter o número do telemóvel, fez com que as empresas aumentassem os investimentos nas marcas.
No «ranking» apresentado pela revista, a Vivo está atrás apenas do Banco Bradesco, Banco Itau, Banco do Brasil, Volkswagen e Ambev (bebidas).
O valor da marca da operadora luso-espanhola correspondia a cerca de 25,5 por cento do valor total de mercado da companhia, em Dezembro de 2008.
A marca brasileira mais valiosa é a do Bradesco, participado do Banco Espírito Santo (BES), com um valor estimado em 16,2 mil milhões de reais (5,4 mil milhões de euros, ao câmbio actual).
Actualmente, a Vivo está entre as 15 maiores operadoras móveis do mundo, com cerca de 45 milhões de utilizadores e uma quota de mercado de 29,8 por cento.
![Vivo sobe no «ranking» das marcas mais valiosas - TVI Vivo sobe no «ranking» das marcas mais valiosas - TVI](https://img.iol.pt/image/id/165509/400.jpg)
Vivo sobe no «ranking» das marcas mais valiosas
- Redação
- SPP
- 8 abr 2009, 16:49
![VIVO](https://img.iol.pt/image/id/165509/1024.jpg)
Banco Bradesco, Banco Itau, Banco do Brasil, Volkswagen e Ambev lideram lista
Continue a ler esta notícia