Investimento publicitário mundial deverá crescer 5,2% em 2007 - TVI

Investimento publicitário mundial deverá crescer 5,2% em 2007

Dinheiro2

O investimento publicitário em todo o mundo deverá registar uma subida de 5,2 por cento este ano face a 2006, atingindo 332 mil milhões de euros, graças a novo impulso da Internet, divulgou esta terça-feira a agência internacional ZenithOptimedia.

Relacionados
A rede especializada em planeamento e compra de espaço publicitário, detida pelo grupo internacional de publicidade Publicis, afirmou que o crescimento do mercado será em parte sustentado pelo bom desempenho dos suportes on-line, que irão verificar este ano um aumento superior a 28%, para 23,2 mil milhões de euros, avança a «Lusa».

«As previsões apontam que a Internet cresça 28,2% em 2007, enquanto que o resto do mercado irá aumentar, em média, 3,7%", referiu o mesmo relatório que analisou um total de 67 mercados internacionais, incluindo Portugal.

Internet deve crescer 9% em 2009

De acordo com a ZenithOptimedia, a Internet irá ultrapassar já em 2008 os volumes publicitários do meio rádio, antecipando em um ano as previsões iniciais da empresa.

Segundo acrescenta, a Net vai crescer seis vezes mais do que os meios tradicionais, como a televisão ou a imprensa, entre 2006 e 2009, passando de uma quota global de investimento de 5,8 para 8,7 por cento.

«A Internet deverá representar cerca de 9 por cento do investimento mundial em 2009, podendo atingir os dois dígitos já na próxima década», destacou o relatório, acrescentando que, neste momento, este suporte já significa mais de 10% do investimento publicitário em alguns mercados europeus, como Reino Unido, Noruega e Suécia.

A televisão irá manter-se como o suporte mais utilizado pelos anunciantes com um volume de investimento de cerca de 125 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 4,5% face a 2006, segundo as previsões da ZenithOptimedia.

Com um aumento menos significativo, mais 2,3 por cento do que em 2006, os jornais irão reter, este ano, cerca de 94 mil milhões de euros em publicidade.

Os países do Médio Oriente e da Europa Central e de Leste serão os mercados com taxas mais altas de crescimento, de acordo com o relatório.

Por exemplo, entre 2005 e 2009, os mercados publicitários de países como Egipto, Quatar ou Roménia vão mais que duplicar o investimento.

2008 deverá ser ano de crescimento

A empresa admite ainda, no relatório divulgado, que 2008 será um ano a ter em conta no crescimento esperado do investimento mundial, devido à realização de três grandes acontecimentos: os Jogos Olímpicos (Pequim), as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América e o Campeonato Europeu de Futebol, a realizar na Áustria e Suíça.

De acordo com ZenithOptimedia, estes eventos irão influenciar as decisões das empresas para a área de comunicação, podendo o mercado publicitário crescer, nesse ano, cerca de 6,2%, para mais de 368,6 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados