Descubra quais os electrodomésticos e automóveis mais económicos - TVI

Descubra quais os electrodomésticos e automóveis mais económicos

Infiniti

Máquinas de lavar loiça representam 3% da factura energética

Relacionados
Saber o grau de eficiência energética dos equipamentos electrodomésticos e até do seu carro é hoje possível com apenas um «clique». A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) tem um site, em parceria com a EDP, que permite orientar o consumidor na escolha de equipamentos que se utiliza no dia-a-dia e que consomem energia. Agora, a novidade é uma nova categoria: as «máquinas de lavar loiça».

Assim, no «TopTen» já é possível verificar quais destes aparelhos tem os melhores desempenhos energéticos e de poupança de água.

«Na lista apresentada são enumerados os modelos de máquinas de lavar loiça, mais eficientes em termos de consumo de água e energia, disponíveis no mercado português.

A análise dos equipamentos foi efectuada com base na sua etiqueta energética e nos parâmetros que são considerados nesta classificação, incluindo consumos de água e nível de ruído», explica a associação em comunicado.

Todos os equipamentos analisados pertencem à classe A/A/A, em termos de consumo de energia, lavagem e secagem, respectivamente. A Quercus concluiu que são as classes A as que espelham um melhor desempenho destes aparelhos.

De acordo com a mesma, a máquina de lavar loiça é um electrodoméstico cada vez mais comum nas residências portuguesas, estimando-se que pelo menos 30 por cento possuam já este equipamento. O seu consumo faz-se também sentir na factura ao final do mês, correspondendo a cerca de 3% do total de energia eléctrica consumida no sector residencial.

«É cada vez mais importante que os consumidores procurem e exijam equipamentos que consumam menos energia e água, de modo a pressionar os produtores e representantes das marcas para que estes invistam e promovam a comercialização e a escolha de electrodomésticos mais eficientes, com baixos consumos de energia e água», sustenta a associação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados