Luz mais cara 30% do que em Espanha está a ser investigada - TVI

Luz mais cara 30% do que em Espanha está a ser investigada

  • Rui Pedro Vieira
  • 12 mar 2008, 16:47
lâmpada

Autoridade da Concorrência está a trabalhar com ERSE

Relacionados
A electricidade é mais cara 30 por cento em Portugal do que em Espanha.

A disparidade, apesar da existência do Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL), preocupa a Autoridade da Concorrência (AdC) que, segundo o presidente Abel Mateus, está a analisar de perto a situação.

«O problema é que ainda não existe um verdadeiro mercado integrado. Há diferenças regulatórias entre os dois países», disse durante a sua apresentação no Parlamento, esta quarta-feira, onde realizou um balanço da actividade da AdC nos últimos cinco anos.

No entanto, Abel Mateus disse que a Concorrência está em estreita colaboração com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), apesar do mercado da electricidade «não ser nada fácil».

Abuso de posição dominante difícil de provar

O porta-voz da AdC lembrou ainda que os custos de produção de electricidade em Portugal são, em média, 20% superiores aos de Espanha. Algo que, juntamente com a inexistência de liberalização efectiva nos mercados de gás e electricidade, geram problemas estruturais que complicam o trabalho dos reguladores.

«Enquanto não se resolverem essas questões será difícil avançar com um processo de abuso de posição dominante contra a EDP», acrescentou Abel Mateus, justificando não existirem nem indícios nem inquérito nesse sentido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados