Défice do Estado cai para 3,1 mil milhões de euros - TVI

Défice do Estado cai para 3,1 mil milhões de euros

IRS

Reembolsos do IRS penalizaram receita

Relacionados
O valor provisório do défice do subsector Estado situou-se nos 3,1 mil milhões de euros entre Janeiro e Julho, o que representa uma melhoria de 122,1 milhões de euros, face a igual período do ano passado, segundo os dados avançados pela Direcção Geral do Orçamento (DGO).

Na base desta melhoria está o valor pela EDP ao Estado, com a transmissão de direitos de utilização do domínio hídrico, à amortização do défice tarifário energético.

A receita do Estado neste período atingiu os 23,5 mil milhões de euros, representado um crescimento de 4,6% quando comparado com período homólogo.

Já a receita fiscal registou uma subida de 1,2%. «Para este resultado contribuíram os impostos directos com um crescimento de 6,7% e os impostos indirectos com um decréscimo de 2,8%», adianta o documento.

De acordo com o documento da DGO, assistiu-se a uma desaceleração na receita do IRS em 2 pontos percentuais (p.p.), devido à realização dos reembolsos. Em contrapartida, verificou-se uma melhoria na receita do IRC (em 2.3 p.p. face ao mês de Junho).
Continue a ler esta notícia

Relacionados