EUA: consumidores planeiam gastar menos - TVI

EUA: consumidores planeiam gastar menos

Dinheiro

Apenas 8% dos norte-americanos tenciona aumentar o consumo nos

próximos seis meses

Relacionados
Os consumidores norte-americanos estão a planear não aumentar o nível de despesas, mesmo após a maior queda no consumo desde 1980, indicando a preocupação com o rumo que e economia vai seguir nos próximos seis meses.

De acordo com uma sondagem realizada pela Bloomberg, apenas 8 por cento dos adultos norte-americanos têm intenção de aumentar as despesas, enquanto um quase um terço vai gastar menos e 58% tenciona continuar com o mesmo nível de consumo. Três em cada quatro pessoas reduziram as despesas no ano passado.

Quanto à perspectiva do comportamento da economia nos seis meses que aí vêm, os inquiridos mostraram-se divididos entre a melhoria económica e a continuação no estado em que se encontra actualmente. Apenas uma em seis pessoas respondeu que a economia vai piorar.

Mais de 40% respondeu que está menos seguro do ponto de vista financeiro agora do que quando Barack Obama assumiu funções em Janeiro, contra os mais de 35% que se sentem mais seguros desde então.

Uma editora de publicações universitárias da Carolina do Sul, Angela Payton, revelou que este ano já não inscreveu os filhos no campo de férias, deixou de comprar leite orgânico e tenciona reduzir os planos para a festa de aniversário da filha em Novembro. Payton acrescentou

que «Pessoas que eu nunca pensei que perdessem o seu trabalho, já o perderam».

Na sondagem realizada entre 10 e 14 de Setembro, 40% dos inquiridos revelou ainda que já teve um ou mais problemas derivados da crise de crédito, sendo que 27% responderam que as taxas de juro do cartão de crédito aumentaram drasticamente e 15% não conseguiram obter crédito para consumo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados