EDP satisfeita com aprovação do plano Obama - TVI

EDP satisfeita com aprovação do plano Obama

EDP

Medidas trazem maior liquidez

Relacionados
A EDP, que está presente nos EUA através da Horizon, está satisfeita com a promulgação por parte do presidente Obama do plano de «salvamento» da economia norte-americana. A eléctrica portuguesa considera que foram aprovados importantes incentivos fiscais e que o plano vem dar estabilidade regulatória ao mercado das renováveis, pelo menos, até 2012.

«As medidas agora aprovadas irão aumentar as opções quanto à utilização e monetização dos incentivos fiscais, oferecendo uma maior liquidez face aos tradicionais meios utilizados que consistem em acordos com investidores institucionais», refere a EDP em comunicado.

E acrescenta: «A lei assinada, para além de proporcionar uma maior estabilidade regulatória até 2012, constitui um grande impulso ao desenvolvimento do mercado norte-americano de energia eólica em termos económicos e de gestão de riscos dos projectos».

Incentivos iam terminar em Dezembro de 2009

O plano de Obama foca-se na recuperação e reinvestimento económico e inclui um conjunto de políticas e incentivos fiscais para o sector energético nos EUA, nomeadamente para o desenvolvimento da energia eólica. A EDP Renováveis está presente neste mercado através da sua subsidiária Horizon Wind Energy LLC.

De referir que, entre as principais medidas aprovadas, a eléctrica realça a extensão até 31 de Dezembro de 2012 dos créditos fiscais associados à produção de energia a partir de fontes

Renováveis (PTC). Este era um dos componentes da remuneração dos parques eólicos nos EUA, que estava previsto terminar a 31 de Dezembro de 2009. Agora, há a possibilidade de, até 31 de Dezembro de 2012, optar por um crédito fiscal no montante de 30% do investimento inicial em substituição dos PTC.

As acções da EDP seguem a cair 1,12% para os 2,46 euros e as da EDPR caem 0,66% para os 5,69 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados