ARAC: é mais barato alugar viatura do que comprar - TVI

ARAC: é mais barato alugar viatura do que comprar

  • Sónia Peres Pinto
  • 1 set 2008, 14:14
Scirocco

Aluguer de longa duração aumentou quase 19%

Numa altura em que a economia atravessa uma fase turbulenta e o endividamento das famílias portuguesas não pára de crescer, a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC) garante que sai mais barato o aluguer operacional de viaturas (AOV) do que a compra de um carro.

A fórmula de sucesso é simples: «os custos operacionais são geralmente mais económicos que a opção pela compra do veículo», alerta à Agência Financeira (AF) o secretário-geral da entidade, Joaquim Robalo de Almeida.

Ao mesmo tempo, de acordo com Robalo de Almeida, esta opção é mais competitiva devido aos custos de manutenção e as despesas de manutenção já estão incluídas. Daí, esta alternativa estar a registar um maior aumento da procura.

«As rendas mensais de AOV compreendem o aluguer do veículo, a manutenção, as reparações e a assistência. A venda da viatura é também da responsabilidade da empresa de aluguer. Este produto permite de uma forma simples para o cliente ter um único interlocutor para todas as questões relativas à viatura».

Longa duração também cresceu

Mas o aumento da procura não ficou por este segmento. Segundo as contas de Robalo de Almeida, o aluguer de carros de longa duração sofreu um acréscimo de 18,6% no 1º semestre do ano, totalizando as 16.940 viaturas.

«O aluguer de longa duração deve tanto o seu crescimento à procura dos utilizadores (quer empresas que particulares) como aos serviços que presta», acrescenta à AF.
Continue a ler esta notícia