Lucro do BPI deverá ter crescido 6% para 328 milhões em 2007 - TVI

Lucro do BPI deverá ter crescido 6% para 328 milhões em 2007

Ulrich diz que ano da OPA foi exercício académico

Possibilidade do banco em alienar 50% do capital do banco angola BFA é uma das dúvidas

Relacionados
Os resultados líquidos do BPI deverão ter crescido cerca de 6 por cento em 2007, face ao ano anterior, para aproximadamente 328 milhões de euros, segundo estimativas de analistas de mercado que acompanham o banco.

O BPI apresenta os resultados do exercício de 2007 na quinta-feira, após o fecho do mercado, e os analistas vão estar particularmente atentos à possibilidade de alienação de 50% do capital do banco angolano BFA a investidores locais, avança a «Lusa».

Segundo os especialistas, esta poderá ser a alternativa escolhida pelo banco presidido por Fernando Ulrich para reforçar os seus rácios de capital, sem ter que recorrer a um aumento de capital.

Ao nível operacional, os analistas esperam um bom desempenho do lado da concessão de crédito em Portugal, mas admitem que, no quarto trimestre, o banco tenha sentido o aumento dos custos de financiamento («funding») em consequência da instabilidade desencadeada pela crise do mercado hipotecário de alto risco nos Estados Unidos.

O negócio angolano, que representa quase um quarto do lucro do banco, deverá continuar no bom caminho, com volumes crescentes no crédito e depósitos, embora seja importante clarificar o futuro da operação, assinalam os especialistas.

Em 2006, o resultado líquido do BPI atingiu 309 milhões de euros, enquanto a margem financeira cifrou-se em 559 milhões de euros.

As comissões líquidas totalizaram 302 milhões de euros.

As acções do BPI fecharam a cair 0,52% para os 3,86 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados