Sindicato da PT alerta para riscos de Redes de Nova Geração - TVI

Sindicato da PT alerta para riscos de Redes de Nova Geração

Negócios

De modo a evitar «efeito desestabilizador» de tecnologia

Relacionados
O Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT) quer que as Redes de Nova Geração (RNG) sejam «devidamente reguladas» e que não coloquem em causa o serviço universal.

Numa carta enviada tanto ao primeiro-ministro José Sócrates como ao presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) José Amado da Silva, o STPT reconhece a relevância tecnológica das RNG e considera que a PT «é sem dúvida o operador em Portugal que maior capacidade técnica e económica tem para avançar com as redes de nova geração, na fibra óptica e no alargamento de banda».

No entanto, há pontos negativos que o sindicato aponta, nomeadamente «o efeito desestabilizador em termos de investimento e regulação» que podem gerar insegurança e instabilidade a nível de emprego.

«As regulamentações devem ser capazes de lidar com esta rápida mudança e assegurar que as novas regulações terão de ter em conta a introdução de novos serviços, que têm o potencial para radicalmente mudar o mercado das telecomunicações e a estabilidade do emprego, se estes forem deixados ao livre arbítrio das leis deste mesmo mercado», acrescenta o STPT.

As acções da PT encerraram a valorizar 1,41% para 7,21 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados