Farmacêutica Hovione compra fábrica da Pfizer na Irlanda - TVI

Farmacêutica Hovione compra fábrica da Pfizer na Irlanda

Pfizer

Medida vai resultar em 150 despedimentos

Relacionados
A farmacêutica portuguesa Hovione vai comprar uma fábrica na Irlanda do grupo norte-americano Pfizer, que resultará em cerca de 150 despedimentos, foi esta quinta-feira anunciado.

Segundo a agência «Lusa», a fábrica em questão, vendida por um montante não divulgado, situa-se Loughbeg, perto de Cork, no sul da Irlanda, e emprega actualmente 232 pessoas.

A Pfizer adiantou num comunicado que «70 a 80 trabalhadores vão suportar um nível reduzido de produção na fábrica sob os novos proprietários».

Os restantes trabalhadores, cujo número preciso ainda não foi determinado, serão despedidos ou objecto de rescisões voluntárias.

Segundo a Pfizer, existiram outros interessados mas a farmacêutica americana decidiu-se pela venda à Hovione, especializada em princípios activos farmacêuticos, e será concluída em Abril de 2009.

Até lá, a fábrica continuará a laborar e a produzir medicamentos para a Pfizer.

O negócio é anunciado quase dois anos depois de a farmacêutica norte-americana ter dado conta, em Fevereiro de 2007, dos planos de reestruturação e a redução da capacidade de produção na Irlanda.

A companhia invocou como razões a redução ou fim da produção de produtos, a alteração de tecnologia e a necessidade de concentração em vários locais.

Em Agosto deste ano, a Pfizer admitiu o fracasso na venda de uma outra unidade em Little Island, também perto de Cork, que encerrará no final do próximo ano, resultando no despedimento de 180 pessoas.

Em 2007 já tinha determinado o despedimento de cerca de 65 pessoas em Ringaskiddy.

A Pfizer emprega cerca de 2.300 pessoas na Irlanda, mantendo unidades em Dublin, estando em fase de construção uma nova fábrica em Shanbally.
Continue a ler esta notícia

Relacionados