Portugueses gastaram mais de 71 milhões em taxas moderadoras - TVI

Portugueses gastaram mais de 71 milhões em taxas moderadoras

Medicina

Mais de 2 milhões dizem respeito a taxas de internamento

Relacionados
Os portugueses desembolsaram no ano passado 71,14 milhões de euros em taxas moderadoras, em que mais de dois milhões de euros dizem respeito às novas taxas de internamento, que se encontram em vigor desde Abril de 2007.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, a que a «Lusa» teve acesso, as taxas de internamento, tal como as de cirurgia de ambulatório, entraram em vigor a 1 de Abril de 2007, tendo sido cobrado nesse ano, cinco euros por dia de internamento (até um limite de dez dias) e dez euros por cirurgia de ambulatório.

Estes valores foram entretanto actualizados, passando para 5,10 euros por dia de internamento e 10,20 euros por cirurgia de ambulatório.

Em 2007, os portugueses gastaram 71,14 milhões de euros em taxas moderadoras, dos quais 2,42 milhões de euros foram cobrados como taxas de internamento, entre Abril e Dezembro de 2007.

As taxas moderadoras da cirurgia de ambulatório estão registadas e cobradas no módulo dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), tendo no ano passado cobrado 15,94 milhões de euros.

A criação das taxas de internamento e de cirurgia do ambulatório foi anunciada em 2006 por António Correia de Campos, o antecessor da actual ministra da Saúde, Ana Jorge. Na altura, Correia de Campos garantiu à «Lusa» que esta medida não tinha fundamentos económicos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados