A principal ameaça do rato de computador (fotos) - TVI

A principal ameaça do rato de computador (fotos)

  • Rui Pedro Vieira
  • 6 fev 2009, 19:07
Ecrã da HP

Ecrãs com telas sensíveis são grande aposta dos grupos de tecnologia

Relacionados
A tendência ganhou peso primeiro nos telemóveis, com o lançamento do iPhone da Apple e de outros modelos que se seguiram: os ecrãs sensíveis ao toque já são fiáveis. Por isso, há quem defenda que vão ser a grande ameaça à sobrevivência dos ratos de computador nos mercados dos PC.

Galeria de fotos AQUI

Até ao momento, os computadores com desktop touchscreen são ainda produtos de nicho, apesar de existirem há vários anos, devido ao preço elevado dos ecrãs de cristal líquido. No entanto, com a proliferação da técnica e a consequente baixa de preços, há já vários sinais de que o mercado pode ganhar força e estender-se para lá das caixas em lojas, bancos ou restaurantes.

Se por um lado a Microsoft pretende que o sucessor do sistema operacional Vista, o Windows 7, suporte esta nova tecnologia, há já fabricantes que avançam com modelos no mercado. É o caso da Hewlett Peckard (HP), que acabou de lançar no mercado nacional o Desktop HP TouchSmart IQ522.

«Não há histórico em Portugal»

Contactada pela Agência Financeira, a HP Portugal explicou que é difícil fazer perspectivas quanto à aceitação da tecnologia «porque não há histórico em Portugal».

No entanto, fonte oficial da empresa refere que a recepção do mercado em geral «à tecnologia touchscreen tem sido muito positiva o que é atestado pelo lançamento de mais produtos, local e internacionalmente».

Criança cria aplicações para iPhone

Informação online a crescer

Novo «supercomputador» chega em 2011

Exemplos de produtos da HP com esta tecnologia são o portátil tx2, versões com ecrãs de dimensões diferentes para o TouchSmart e um TouchSmart Empresarial nos Estados Unidos.

No caso do TouchSmart IQ522, os utilizadores conseguem controlar informação e ter acesso à Internet, conteúdos multimédia ou redes sociais apenas com o dedo. Algo à semelhança dos telemóveis que aplicam a mesma tecnologia, podendo-se gerir e aceder a diversos programas em simultâneo.

O Desktop HP TouchSmart IQ522 apresenta um ecrã de alta definição de 22 polegadas, 4 gigabytes de memória, um leitor de cartões de memória e um disco rígido rápido. Além disso, o ecrã é ajustável e inclui câmara Web. O preço de mercado é de 1.399 euros.

A gigante asiática Asus também tem estado atenta ao fenómeno e já anunciou que vai incluir um ecrã sensível ao toque no novo netbook Eee PC T91, com ecrã de 8,9 polegadas e igualmente giratório, podendo ser dobrado para baixo. O que se sabe para já é que também inclua a tecnologia Intel Virtualization e fique disponível com versões que incluem GPS e sintonizador de televisão. O aparelho deverá chegar ao mercado em 2009.

Ratos «em extinção» dentro de 3 a 5 anos

Os especialistas do sector ainda têm dúvidas quanto à evolução desta tecnologia. Segundo o analista Bryan Ma da IDC, consultora que prevê que o mercado de tecnologias de informação (TI) cresça metade em 2009 face ao ano passado, este tipo de computadores altera «as formas pelas quais interagimos com um PC».

Citado pela agência Reuters, o mesmo responsável concluiu que o «fenómeno ainda não arrancou totalmente» para já, mas «será interessante acompanhar o que vai acontecer».

Já à BBC, o analista da Gartner Steve Prentice disse que o rato do computador desaparecerá dentro de três a cinco anos. Em causa não está só a massificação de tecnologias como os ecrãs sensíveis ao toque, mas também o desenvolvimento de dispositivos de reconhecimento facial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados