Função Pública: Governo poupou 500 milhões com corte das despesas - TVI

Função Pública: Governo poupou 500 milhões com corte das despesas

dinheiro

Há necessidade de «manter algum rigor e alguma orientação em termos salariais»

Relacionados
O Governo poupou 500 milhões de euros, nos últimos dois anos, com o corte das despesas na Função Pública disse o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, em entrevista à «TSF» e «Diário de Notícias».

«Olhando para as despesas com pessoal, comparando o nível de despesa com pessoal em 2005 com o nível de despesa em 2007, no conjunto de toda a administração pública, nós reduzimos em termos nominais as despesas de pessoal em números redondos em 500 milhões de euros nestes dois anos» sublinhou.

Para o ministro, a reforma da Administração Pública já teve «um impacto quantitativo com incidência orçamental», graças a uma nova gestão feita com base em objectivos, «avaliação de desempenho na base do cumprimento desses objectivos e de politicas remuneratórias que terão em conta o desempenho».

Por isso, segundo Teixeira dos Santos «isso criará estímulos para uma melhor prestação por parte dos funcionários e para uma melhor qualidade dos serviços com os benefícios que isso traz para os utentes».

Quanto às compensações remuneratórias para os funcionários públicos, caso a inflação em 2008 seja superior a 2,1%, o ministro disse que há a necessidade de «manter algum rigor e alguma orientação em termos salariais para limitar e conter a pressão inflacionista», remata.
Continue a ler esta notícia

Relacionados