Ministro: rendas podem ser 40% mais baixas que prestações do crédito - TVI

Ministro: rendas podem ser 40% mais baixas que prestações do crédito

Teixeira dos Santos

Famílias mais endividadas podem vender casa ao fundo, passando a pagar renda

Relacionados
As famílias portuguesas que não consigam mais pagar as prestações dos respectivos créditos à habitação e optem por vender as suas casas ao Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional (FIIAH), instrumento previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2009, passarão a pagar uma renda que poderá ser inferior em até 40% à mensalidade do crédito.

O valor foi avançado pelo ministro do Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, perante a Comissão de Orçamento e Finanças, onde está a ser ouvido no Parlamento.

O ministro reiterou que esta possibilidade pode permitir «uma redução muito significativa dos encargos mensais» das famílias mais endividadas, redução essa que pode ir «até 40%».

Durante o debate, o Partido Comunista considerou ser preferível dar isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) directamente às famílias em apuros, em vez de a dar ao FIIAH, mas o ministro rebateu afirmando que «a eliminação do IMI criaria um grande problema às autarquias e não teria o mesmo impacto na redução dos encargos mensais das famílias».
Continue a ler esta notícia

Relacionados