TGV: Concurso para troço Lisboa-Poceirão deverá ser lançado em Janeiro - TVI

TGV: Concurso para troço Lisboa-Poceirão deverá ser lançado em Janeiro

TGV

O concessionário ferroviário será o mesmo para a nova ponte e para o troço Lisboa-Poceirão.

Relacionados
O concurso público para segundo troço da rede ferroviária de alta velocidade, entre Lisboa e o Poceirão, que inclui a Terceira Travessia do Tejo, deverá ser lançado em Janeiro de 2009, disse a Secretária de Estado dos Transportes.

«Se tudo correr bem, no início de Janeiro estamos em condições para lançar o concurso para a segunda Parceria Público Privada (PPP) do projecto de alta velocidade, entre Lisboa e o Poceirão», afirmou Ana Paula Vitorino, à margem da inauguração de uma exposição sobre a Terceira Travessia do Tejo e a nova Estação do Oriente, avança a «Lusa».

A segunda PPP do projecto português de alta velocidade ferroviária integra a Terceira Travessia do Tejo (TTT), entre Chelas e o Barreiro.

Arranque da consulta pública

Após o período de consulta pública para o processo de Avaliação de Impacto Ambiental da TTT, que começou hoje e terminará no dia 9 de Dezembro, «a comissão de acompanhamento (do projecto) elabora um relatório que será submetido ao Ministro do Ambiente para efeitos de emissão da Declaração de Impacto Ambiental», explicou a Secretária de Estado.

Esta segunda PPP está avaliada em 2,1 mil milhões de euros, 1.700 dos quais referentes à TTT, que terá as componentes rodoviária e ferroviária (duas vias para a alta velocidade e duas vias destinadas ao caminho-de-ferro convencional).

Ana Paula Vitorino explicou que o concessionário ferroviário será o mesmo para a nova ponte e para o troço Lisboa-Poceirão.

No caso da componente rodoviária, disse, a gestão ficará a cargo de uma entidade diferente da que assegura a construção.

A TTT integra o troço Lisboa-Poceirão da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid que, segundo o calendário do Governo, deverá entrar em funcionamento em 2013.
Continue a ler esta notícia

Relacionados