BCE sugere novo aumento das taxas de juro em Março - TVI

BCE sugere novo aumento das taxas de juro em Março

Trichet

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) Jean-Claude Trichet alertou esta quinta-feira para a necessidade de observar «de muito perto» os riscos inflacionistas na zona Euro, sugerindo um novo aumento das taxas de juro para o final do primeiro trimestre.

Relacionados
Trichet voltou a recorrer ao termo «grande vigilância», depois de já ter utilizado esta expressão no passado mês de Fevereiro.

O BCE decidiu esta quinta-feira manter a principal taxa directora nos 3,50 por cento.

«Não direi nada aqui que mude as expectativas do mercado de que possamos fazer qualquer coisa no final do primeiro trimestre» garante Jean-Claude Trichet. O dirigente voltou ainda a classificar a política monetária da zona euro de «acomodatícia» e a afirmar que o BCE irá actuar de «forma firme» para preservar a estabilidade dos preços a médio prazo.

Um novo encarecimento dos preços do petróleo assim como eventuais aumentos salariais superiores ao antecipado, num contexto de crescimento sólido na Zona Euro são apontados pelo presidente do BCE como os principais riscos que poderão ocorrer devido à evolução dos preços.

Trichet referiu-se também ao forte crescimento da liquidez e do crédito como portador de riscos para a estabilidade dos preços.
Continue a ler esta notícia

Relacionados