Centenas protestam contra aumento de rendas - TVI

Centenas protestam contra aumento de rendas

  • Portugal Diário
  • 5 mar 2007, 23:02

Reacção de populares à decisão da Câmara Municipal do Porto

Cerca de centena e meia de populares concentrou-se esta segunda-feira à noite no Porto, frente à Câmara Municipal, onde protestaram contra o que classificam como «aumento brutal e ilegal das rendas», informa a agência Lusa.

Enquadrados por cerca de três dezenas de polícias, os populares empunhavam cartazes onde se podia ler «Isto não é aumento, é um roubo» e «O nosso futuro como será?», para além de entoarem em coro: «Mentirosos, mentirosos, mentirosos».

Enquanto isso, no edifício da autarquia começou, pelas 21:30, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto para deliberar sobre a legalidade da actualização das rendas municipais. Nem o presidente da Câmara, Rui Rio, nem o presidente da Assembleia Municipal, Aguiar Branco, compareceram à sessão, que foi presidida por Diogo Feyo, deputado centrista e também eleito municipal do Porto. A oposição fez-se representar em força com a presença de quatro vereadores do PS e um da CDU.

Neste órgão a coligação PSD/CDS-PP tem maioria por voto de qualidade do presidente, pelo que «não será possível fazer reverter a decisão da Câmara de actualizar as rendas municipais», disseram deputados socialistas à Lusa.

As mexidas nas rendas, que ocorrem na sequência da actualização dos rendimentos dos agregados familiares, prevêem um agravamento de 60 por cento do aumento decidido já em Março e os 40 por cento restantes a aplicar em Fevereiro de 2008. Está fixado igualmente que a renda mínima é de 10 euros, nos bairros antigos, e de 25 euros, nos mais recentes.
Continue a ler esta notícia