BPP: depositantes não podem perder o dinheiro - TVI

BPP: depositantes não podem perder o dinheiro

Ferreira Leite

Ferreira Leite fala de um «precedente perigoso para a confiança no sistema financeiro»

Relacionados
«O precedente de os depositantes perderem o seu dinheiro é perigoso para a confiança no sistema financeiro». Com esta premissa, Manuela Ferreira Leite, que falava sobre o caso BPP, disse desconhecer porque terá arquivado o Banco de Portugal a solução que envolvia o grupo Orey e que solução o Ministério das Finanças diz ter «para breve».

Banco de Portugal arquiva plano Orey para o BPP

Ministro gostava de ter solução esta semana para BPP

«Todos deveríamos ser chamados para resolver esta situação», afirma a líder social-democrata, explicando que «temos de ser esclarecidos sobre as decisões do Banco de Portugal e quais os seus riscos, ou seja quais os prejuízos para o Estado consoante as soluções pensadas».



Sobre estas «soluções», a presidente do PSD não quis comentar se a nacionalização do BPP seria a mais indicada, uma vez que, disse, «não conheço as propostas que estão em cima da mesa».



Na conferência «Transformar Portugal», organizada esta quarta-feira pelo «Diário Económico», Ferreira Leite frisou que mantém a confiança no Banco de Portugal, mas considera que a instituição liderada por Vítor Constâncio necessita de reforçar meios de supervisão.

«Não desconfio do Banco de Portugal, Desconfio, isso sim, que o Banco não dispunha dos meios necessários para controlar determinadas situações e foi apanhado pelos factos».

Para Ferreira Leite, o caso BPP é «demasiado complexo» e «perigoso» porque, agora, «vamos todos pensar três vezes antes de depositar o nosso dinheiro numa instituição financeira».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE