Pesos pesados dão força à Bolsa com Portucel em destaque - TVI

Pesos pesados dão força à Bolsa com Portucel em destaque

Bolsa de Valores em queda

A Euronext em Lisboa segue animada a meio da sessão desta terça-feira, com o índice PSI20 a ganhar 0,52 por cento para os 11.814,80 pontos.

Relacionados
A impulsionar estão os pesos pesados da praça. A EDP soma 1,22% para os 4,15 euros, depois dos argelinos da Sonatrach terem comprado ontem mais de 2% da eléctrica nacional. A EDP chegou ainda a um entendimento preliminar para uma parceria nas áreas do gás e da electricidade.

Ainda no sector ,mas lá fora, a E.ON chegou a acordo com a Enel e com a Acciona, acabando por abdicar da Endesa. Hoje, tanto o Governo espanhol como o italiano mostraram-se satisfeitos com o acordo alcançado pela E.ON com a Enel e Acciona para retirar a sua oferta sobre a Endesa em troca de activos pelo valor de 10 mil milhões de euros.

Mas a Comissão Europeia vai prosseguir com o seu processo contra o Governo espanhol pelas condições impostas na oferta pública de aquisição da E.ON sobre a Endesa, ainda que a alemã tenha retirado a sua oferta.

A banca que esteve a perder esta manhã, negoceia agora em alta. O BCP ganha 0,36% para os 2,75 euros, o BPI trepa 0,15% para os 6,50 euros e o BES avança 0,07% para os 14,38 euros.

A ganhar está ainda o sector das telecomunicações. A Portugal Telecom avança 0,1% a valer 10,10 euros. A empresa liderada por Henrique Granadeiro gastou mais com a Oferta Pública de Aquisição (OPA) do que a Sonaecom, que a lançou.

Segundo apurou o «Diário de Notícias», estão inscritos nas contas de 2006 da Portugal Telecom custos incorridos com a OPA de 37 milhões de euros, quando a Sonaecom gastou 30,9 milhões de euros.

Do lado da família Azevedo, a Sonacom trepa 2,47% para os 4,56 euros. Ontem, a empresa lançou uma nova estratégia para a IPTV. A Sonaecom desenvolveu uma nova oferta de 21 canais grátis para os seus clientes, garantiu o COO da empresa, Luís Reis.

Além disso, a Sonaecom garante que vai continuar a olhar para todas as oportunidades no sector das telecomunicações, inclusive a Portugal Telecom.

Mas a liderar os ganhos está a Portucel que escala 3,40% para os 2,74 euros, depois de se saber que a Comissão Europeia vai decidir já esta quarta-feira sobre a concessão de subsídios a um investimento de 900 milhões de euros, avança a «Reuters».

A cair estão apenas três títulos. A Galp Energia que recua 0,13% para os 7,46 euros, a Mota-Engil que cede 0,17% e a Novabase que lidera as perdas ao cair 0,19% para os 5,16 euros, a corrigir dos fortes ganhos de ontem, depois das notícias que davam conta de um eventual interesse de aquisição por parte de multinacionais estrangeiras.

Na Europa os mercados seguem em alta e nos Estados Unidos, as bolsas devem abrir também em terreno positivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados