Braga: quatro casos de violência doméstica - TVI

Braga: quatro casos de violência doméstica

  • Portugal Diário
  • 15 dez 2006, 21:08

A PSP de Braga foi chamada a intervir quatro vezes esta sexta-feira

A PSP de Braga foi chamada, hoje, quatro vezes para acorrer a alegadas situações de violência doméstica, a pedido de um dos cônjuges, normalmente a mulher, disse à Lusa fonte policial.

Segundo a fonte, as situações de violência doméstica são as que mais ocupam as patrulhas da PSP no perímetro urbano da cidade: «as chamadas são diárias, e os problemas domésticos difíceis de resolver ou conciliar, até porque, muitas vezes, acontecem de noite», sublinhou a fonte.

Os agentes policiais são, quase sempre, chamados pela mulher que se queixa de ter sido agredida, em maior ou menor grau, pelo marido ou companheiro.

«Como é um dos cônjuges que nos chama, se nos der autorização, entramos na residência mesmo que o outro se oponha», referiu.

Este tipo de actuação - acentuou - exige uma especial preparação por parte dos agentes, quer ao nível do conhecimento da legislação aplicável, quer de psicologia de comportamentos para evitar conflitos com o outro cônjuge, mormente quando este resolve tentar impedir a entrada em casa da polícia.

Na maioria dos casos a que acorre, acrescentou a mesma fonte, a PSP defronta-se com casos de violência ligeira, embora aconteçam situações de agressões físicas com alguma gravidade, depois de discussões violentas.

«Normalmente são pessoas que estão em processo de separação ou divórcio e um registo policial ajuda a fazer prova em Tribunal», assinala.
Continue a ler esta notícia