Acções da Vivo sobem mais de 7% após oferta da Telefónica - TVI

Acções da Vivo sobem mais de 7% após oferta da Telefónica

VIVO

As acções da Vivo estiveram já a subir mais de 7 por cento na Bovespa, depois de a Telefónica ter proposto à PT a compra da metade que a operadora portuguesa.

Relacionados
Às 15j30 horas de Lisboa, a Vivo seguia em alta de 3,12%, para 10,26 reais, na bolsa de São Paulo, depois de ter aberto a subir mais de 5% e de ter chegado a valorizar o máximo de 7,34%, para 10,68 reais, diz a «Lusa».

A Telefónica propôs à PT a compra de metade da brasileira Vivo e está disposta a vender os dez por cento que tem na operadora portuguesa, confirmou o presidente da empresa, em entrevista publicada hoje no «Financial Times» (FT).

Embora o presidente da Telefónica, César Alierta, não tenha avançado o valor da oferta que fez à administração da Portugal Telecom (PT) pela posição na Vivo, o «Financial Times» noticia que a proposta ronda os 3 mil milhões de euros e adianta que a equipa de Henrique Granadeiro tem até Agosto para dar uma resposta.

Se a PT aceitar sair da Vivo e a Telefónica vier efectivamente a sair da PT (onde tem uma posição de quase 10 por cento), colocar-se-á o ponto final numa relação de mais uma década que, de há alguns anos a esta parte, vinha mostrando sinais de desgaste e atingiu o ponto de ruptura com o apoio dos espanhóis à Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom.

Várias casas de investimento portuguesas e internacionais afirmaram hoje, nas suas notas de «research», que a operação já era esperada pelo mercado e que o valor avançado pelo «Financial Times» está em linha com a maioria das estimativas.

Às 15h51 horas, as acções da PT estavam em alta de 0,78 por cento, para 10,30 euros, enquanto as da Telefónica seguiam a recuar 0,84 por cento, para 16,59 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados