Portugal cai para 14ª posição no «ranking» europeu de banda larga - TVI

Portugal cai para 14ª posição no «ranking» europeu de banda larga

Computador

Subida de 7% quando média europeia está nos 10%

Relacionados
A taxa de crescimento da banda larga está a diminuir em Portugal face à média europeia.

De acordo com o estudo «Broadband Scoreband», divulgado esta quinta-feira pela Associação dos Operadores de Telecomunicações (Apritel), no terceiro trimestre do ano passado, a taxa de crescimento da banda larga foi de 7 por cento em Portugal face à média europeia de 10%.

Num «ranking» de 15 países, Portugal desceu para a penúltima posição, depois de ter sido ultrapassado pela Irlanda.

Segundo a mesma análise, Portugal apresenta uma taxa de penetração da banda larga de 15,6% e um total de 1.653.890 ligações, numa Europa a 27 cuja penetração média é de 19,6% da população.

Redes de Nova Geração precisam-se

De acordo com estas conclusões, o presidente da Apritel, Luís Reis, volta a sublinhar a necessidade do País apostar num projecto integrado de Redes de Nova Geração, «nomeadamente através da criação de uma entidade autónoma para o seu desenvolvimento e gestão, ou por separação funcional da actividade de redes do operador incumbente».

Segundo Luís Reis, estas são as soluções encontradas para responder à «estagnação» de Portugal na banda larga.

Sublinhe-se que a Sonaecom já anunciou que vai investir 240 milhões de euros nas redes de nova geração, mas o projecto não tem sido bem aceite pela maioria dos operadores, em particular pela Portugal Telecom. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, o presidente Henrique Granadeiro, criticou o investimento da Sonaecom, sublinhando que o mesmo «não conseguirá cobrir mais do que parte de Lisboa e Porto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados