Mais de mil britânicos continuam em abrigos - TVI

Mais de mil britânicos continuam em abrigos

  • Portugal Diário
  • 22 jul 2007, 15:04
Cheias em Inglaterra (EPA)

Chuvas torrenciais provocaram inundações no centro e sul do país

Mais de mil pessoas dormiram hoje, pela segunda noite consecutiva, em abrigos de emergência após as recentes chuvas torrenciais que provocaram o caos em diversas áreas do centro e Sul do Reino Unido, que continuam inundadas, noticia a Lusa.

O Reino Unido continua sob os efeitos das chuvas torrenciais dos últimos dias e várias partes do país permanecem num nível «elevado» de alerta face ao perigo de novas inundações.

A força aérea britânica colaborou este fim-de-semana com os serviços de emergência nas operações de resgate de mais de 750 pessoas encurraladas pelas águas, muitos dos quais tiveram de ser evacuados das suas casas e alojados temporariamente em abrigos de emergência.

Assim como o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, fez no sábado, o ministro do Meio Ambiente, Hilary Benn, considerou hoje que era preciso «aprender lições» diante da situação de emergência gerada pelas fortes enchentes, em declarações feitas à BBC.

Por sua vez, a agência Ambiental britânica considerou que era «impossível estar preparado para inundações numa escala tão grande».

Embora a chuva tenha diminuído hoje, várias zonas dos condados de Worcestershire, Gloucestershire e Warwickshire continuam totalmente inundadas, com os acessos e as estradas bloqueados.

Além disso, há sete avisos que alertam sobre próximas inundações nas áreas de Oxfordshire, Berkshire e em algumas partes de Londres.

A intensidade do temporal provocou uma mobilização maciça dos serviços de emergência e das Forças Armadas, que tiveram que realizar dezenas de operações de resgate.

O serviço de meteorologia informou que muitas áreas no Reino Unido sofreram em poucas horas precipitações de água habituais num mês inteiro e prevê mais chuvadas no resto do fim-de-semana.

A associação das seguradoras britânicas prevê que os danos provocados pelas inundações neste Verão molhado atinjam várias centenas de milhões de libras.
Continue a ler esta notícia