Lucros da Sonae Indústria sobem dos 15 para os 63 milhões - TVI

Lucros da Sonae Indústria sobem dos 15 para os 63 milhões

  • Rui Pedro Vieira
  • 7 nov 2007, 17:47

(Notícia actualizada)

Relacionados
Os lucros da Sonae Indústria mais do que quadruplicaram para os 63 milhões de euros.

Este valor contrasta com os 15 milhões registados nos primeiros nove meses do ano de 2006.

O desempenho não é, todavia, directamente comparável com a do período homólogo, devido à «aquisição dos activos da Hornitex na Alemanha, os quais foram consolidados nas contas a 1 de Julho de 2006», a aquisição da fábrica de Darbo em França e o contributo da fábrica de Eiweiler para a perceria a 50% com a Tarkett, explica a empresa em comunicado.

De acordo com os resultados não auditados pela empresa, o volume de negócios da Sonae Indústria aumentou 32% para os 1,6 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA recorrente trepou 58% para os 240 milhões de euros. A margem do EBITDA sobre o volume de negócios foi de 15,1%.

Já o EBIT subiu para os 153 milhões de euros, face aos 84 milhões de euros no mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros nove meses deste ano, o aumento de activos fixos foi de 144 milhões de euros, valor que inclui os 62 milhões de euros de investimento na nova linha do Canadá, os 26 milhões relativos à construção da nova linha de aglomerado de partículas na África do Sul e outros investimentos industriais relacionados com a manutenção e com melhorias nas fábricas.

Sonae Indústria quer crescer no Brasil e África do Sul

Para os próximos tempos, a Sonae Indústria espera, em relação às vendas, continuar «o crescimento sólido da procura no Brasil e na África do Sul, contudo o decréscimo do sector da construção na Alemanha, Espanha e América do Norte irá, provavelmente, travar o crescimento global em volume». Além disso, a empresa considera existir potencial para melhorar, sobretudo na Europa Central, assumindo que vai concentrar «a atenção nesta região».

A Sonae Indústria diz ainda que a sua estratégia de crescimento «estará também dependente da capacidade do sector de se ajustar a uma provável redução dos volumes», diz em comunicado.

As acções da Sonae Indústria fecharam a perder 0,59% para os 8,39 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados