Lucro do BPI deve cair 25% no primeiro trimestre - TVI

Lucro do BPI deve cair 25% no primeiro trimestre

Fernando Ulrich

Mercado atento às medidas previstas para reforçar rácios de capital

Relacionados
O lucro do BPI terá caído 25 por cento, para 72,73 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano, comparando com o resultado em igual período de 2007, devido sobretudo a quedas das operações de «trading», estimam os analistas, citados pela «Lusa».

Este valor do resultado líquido é a média das estimativas dos cinco bancos de investimento, que variam entre os 69 milhões de euros, na estimativa dos analistas do Banif Investimento, e os 78 milhões de euros, segundo estimativas dos analistas do BES Investiment (BESI).

O decréscimo das operações de «trading» (corretagem) e das comissões obtidas por esta via terá sido o principal factor a afectar os resultados trimestrais que o Banco BPI divulga esta terça-feira ao mercado, mas também o aumento das provisões para ricos de crédito e outras.

As comissões de operações de «trading» terão caído para 38,3 milhões de euros, ou seja menos 32% do que no primeiro trimestre do ano passado, de acordo com a média dos bancos contactados.

O aumento das imparidades de crédito e, consequentemente, a necessidade de realizar mais provisões, a retracção no crescimento do volume de crédito, que ficará pelos 7 a 9 por cento no máximo, segundo os analistas.

O mercado estará também atento a informação sobre as medidas previstas para reforçar os rácios de capital, nomeadamente as negociações para a venda de parte do capital do Banco Fomento Angola (BFA), recorda o analista de um grande banco estrangeiro, que prefere não ser identificado, a operar em Portugal.

Recorde-se que o BPI anunciou sexta-feira que vendeu os direitos que tinha relativos ao aumento de capital que o BCP está a realizar, o que alivia a pressão para fortalecer os rácios de capital, já que não só baixa a sua participação no banco concorrente, onde tinha uma menos valia potencial elevada, como lhe permitiu realizar um encaixe de 55 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados