Calçado português é referencial de qualidade na MICAM - TVI

Calçado português é referencial de qualidade na MICAM

Swear

Sector conta gastar 9 milhões de euros em promoção comercial durante este ano

Relacionados
Com a economia a dar os primeiros passos para superar a crise, foram 79 as empresas portuguesas de calçado que pisaram o território italiano até esta sexta-feira, dia em que termina a maior montra mundial do sector, a MICAM. E os resultados são animadores para Portugal, revela a Agência Lusa.

«Correu muito bem à generalidade dos expositores portugueses», afiançou o porta-voz da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), Paulo Gonçalves.

Mais visitantes e o regresso de tantos outros explicam em parte o sucesso da MICAM. Para as empresas nacionais, como a Move-On, marca que pertence à Investvar, antiga proprietária da Aerosoles, «os sapatos com elevado grau de flexibilidade, conforto das solas e suavidade dos materiais» assumem-se como um selo de qualidade, explicou o presidente da Investvar, Jorge Pereira da Costa, à TVI.

Obama elogia sapatos portugueses

Para os próximos tempos, a empresa de Ovar quer desenvolver calçado mais moderno e para um segmento mais jovem. Um reforço «da imagem de prestígio do calçado português» é também o balanço que o presidente da APICCAPS faz da edição da MICAM deste ano.



O secretário de Estado da Indústria, Fernando Medina, marcou igualmente presença no evento e mostrou-se surpreendido com a qualidade do calçado fabricado em Portugal.

Os empresários do sector queixaram-se, no entanto, das dificuldades que têm no acesso ao crédito. Ao «Diário de Notícias», Fernando Medina sublinhou que «a situação está ultrapassada, com a recente alteração dos plafonds», e os efeitos práticos vão ser sentidos já nos próximos dias.



O sector do calçado prevê gastar 9 milhões de euros em promoção comercial, durante este ano. As empresas nacionais que participaram na MICAM empregam 4500 pessoas e contribuíram com 500 milhões de euros para as exportações do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados