Urgências: Manifestantes cortaram o trânsito na EN2 - TVI

Urgências: Manifestantes cortaram o trânsito na EN2

Protesto em Valença contra fecho das urgências (Estela Silva/Lusa)

Os manifestantes que protestam contra a desclassificação da urgência do Hospital de Chaves e contra o encerramento dos serviços de saúde de Vila Pouca de Aguiar bloquearam o transito, às 11h55, na Estrada Nacional 2, que liga a Espanha.

Relacionados
Estão concentrados largas dezenas de carros, entre os que protestam e os que estão impedidos de prosseguir viagem em direcção a Espanha, devido ao bloqueio, cita a agência «Lusa».

O trânsito foi cortado no local onde confluem a EN2 e AE24, a pouco mais de 500 metros de fronteira de Vila Verde da Raia.

Ao protesto juntaram-se, entretanto, cerca de 20 ambulâncias e carros de bombeiros de nove corporações do Alto Tâmega.

Também o presidente da Câmara de Montalegre, o único autarca socialista do Alto Tâmega, se solidarizou com os manifestantes por considerar que «a proposta da comissão é muito prejudicial para as populações locais».

A população começou a concentrar-se cerca das 10h00 no Jardim das Freiras, no centro da cidade de Chaves, ao som das sirenes dos bombeiros, tendo preenchido por completo este espaço e as artérias envolventes.

Esta manifestação junta 121 instituições e associações de Chaves e ainda representantes de partidos políticos que «repudiam veementemente» a proposta da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências.

A proposta prevê a desclassificação das urgências do Hospital Distrital de Chaves, que actualmente apresentam características médico-cirúrgicas, para urgência básica e ainda o encerramento dos serviços de saúde existentes em Vila Pouca de Aguiar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados