Iraque: sarcedote libertado - TVI

Iraque: sarcedote libertado

  • Portugal Diário
  • 19 jun 2007, 00:59

Após pagamento de resgate. Tinha sido sequestrado há 12 dias

O sacerdote católico iraquiano Hani Abdel Ahad, sequestrado há 12 dias, já foi libertado pelos captores, após pagamento de resgate, noticiou esta segunda-feira a Rádio Vaticano, citada pela Agência Ecclesia, escreve a Lusa.

De acordo com a mesma fonte, Ahad foi libertado no domingo na capital iraquiana e «encontra-se em boas condições de saúde, sem ter sofrido maus tratos».

Ahad, pároco da Igreja Caldeiana da Sabedoria, foi raptado a 6 de Junho juntamente com cinco jovens, entretanto libertados.

Três dias antes deste sequestro, foram assassinados em Mossul, no Norte do Iraque, o padre Ragheed Gani e três dos seus diáconos.

O facto motivou uma condenação pública do Papa Bento XVI, que apelou a «uma resolução renovada para rejeitar o ódio e a violência» no país e o Vaticano fala já em «perseguição» religiosa à comunidade católica milenar.

O sequestro de Ahad foi o oitavo a padres iraquianos em Bagdade.

Hans-Peter Röthlin, presidente internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), afirmou recententemente que «a perseguição dos cristãos chegou a tal ponto (no Iraque) que o futuro da Igreja está em perigo».

As origens das comunidades caldeias remontam ao Século II, sendo das mais antigas igrejas cristãs do Oriente.

O rito Caldeu, ou «siro-oriental», é um dos cinco principais do cristianismo oriental, tendo-se desenvolvido antes da conquista árabe do Médio Oriente.
Continue a ler esta notícia