Simplex concretiza 74% das medidas previstas de Janeiro e Abril - TVI

Simplex concretiza 74% das medidas previstas de Janeiro e Abril

  • Rui Pedro Vieira
  • 29 mai 2007, 16:21
Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência - Foto Lusa

O Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa (Simplex) 2007 apresentou uma taxa de execução de 74,1 por cento, das 27 medidas previstas para os primeiros quatro meses do ano.

Relacionados
«O Simplex continua a ser uma prioridade para diminuir a burocracia e facilitar a vida de cidadãos e empresas. Mas há ainda muita coisa a fazer. A natureza deste programa é precisamente o inconformismo e pode-se sempre fazer mais», disse esta terça-feira em conferência de imprensa o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Das 27 medidas programadas para os meses de Janeiro a Abril deste ano, o Simplex cumpriu 19, estando duas parcialmente concluídas e seis por concluir.

Entre as medidas que estão por aplicar contam-se a flexibilização do registo de nomes do domínio «.pt», a modernização do Instituto de Acção Social das Forças Armadas ou o sistema de localização de cidadãos portugueses no estrangeiro.

As seis medidas por concluir são, segundo o ministro, «projectos mais amplos que exigem articulação com outras áreas de actuação. Ainda assim, Pedro da Silva Pereira considera que os resultados revelam «um bom ritmo do Simplex».

«O balanço geral é o de um programa que continua a mobilizar energias dos diferentes ministérios e tem um bom ritmo de execução», revelou.

235 medidas até ao fim do ano

A criação de postos públicos on-line nos Serviços de Finanças, a revisão do regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração e o incentivo ao abate de veículos em fim de vida foram as medidas destacadas pelo responsável.

O novo regime jurídico de instalação e funcionamento de restauração e bebidas contempla a eliminação de vistoria prévia obrigatória, enquanto o programa de incentivo ao abate de veículos prevê a redução de procedimentos burocráticos e a redução de custos de cerca de 40 euros como principais mudanças.

O Simplex 2007 tem prevista a concretização de 235 medidas de simplificação administrativa até ao fim do ano.

O ministro da Presidência anunciou ainda a criação «de programas-piloto, projectos que vão permitir apurar o valor que as medidas do Simplex têm na vida dos cidadãos».

«Uma das novidades deste programa deve-se precisamente a uma prestação de contas sobre os resultados e o grau de execução de simplificação administração. Vamos continuar a fazê-lo no futuro», acrescentou o ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados