Madeira: PJ apanhou «dólares negros» pela primeira vez - TVI

Madeira: PJ apanhou «dólares negros» pela primeira vez

Falsificação de euros

Burla consista na simulação de uma transacção cambial

Relacionados
A Polícia Judiciária anunciou ter apreendido pela primeira vez na Madeira artefactos relacionados com a tentativa de burla denominada «dólares negros», que consiste na simulação de uma transacção cambial, informa a agência Lusa.

Fonte da PJ confirmou que no âmbito desta investigação foi identificado um casal alegadamente responsável pela passagem de dinheiro falso, numa acção que resultou na apreensão de 108 notas, com um valor facial de 14.100 euros.

Foram apreendidos outros «artefactos relacionados com uma tentativa de burla, designada por dólares negros», que consiste na simulação de uma transacção cambial, camuflada por pretensas razões de fuga a controlo aduaneiro ou de proibição de exportação de divisas no país de origem, explica a nota da PJ.

Acrescenta que «o burlão faz crer que, através da aplicação de um líquido especial vendido por si, os papéis pretos que detém se transformam em dinheiro verdadeiro, designadamente notas de cinco dólares».

«Os incautos acabam por adquirir simples papéis convencidos de que estão a comprar dólares americanos a preço inferior ao simulado valor facial», menciona, tendo a mesma fonte recusado apontar se teria registado algum caso em concreto.

Em comunicado, a PJ salienta que nesta operação desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal do Funchal foi desencadeada pela passagem de uma nota falsa num estabelecimento comercial do Funchal em meados de Junho, estando envolvidos um homem e uma mulher com 37 e 34 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados