Professores: retirada ficha de avaliação polémica - TVI

Professores: retirada ficha de avaliação polémica

  • Portugal Diário
  • 6 mar 2008, 16:00
Manifestação de professores em Faro (LUIS FORRA/LUSA)

Documento já não será discutido no próximo conselho pedagógico da escola

Relacionados
A presidente do Agrupamento de Escolas Correia Mateus, em Leiria, anunciou que retirou a ficha polémica de avaliação de professores do estabelecimento, alvo de críticas pelo Bloco de Esquerda.

Em declarações à Agência Lusa, Esperança Barcelos explicou que decidiu eliminar na segunda-feira à noite a polémica ficha, pelo que o documento não será discutido no próximo conselho pedagógico da escola, agendado para 12 de Março. «Não vou levar essa ficha mas outra», garantiu a docente.

Funcionários públicos saem à rua sexta-feira

Professores querem «avaliação formativa e não punitiva»

A ficha em causa possuía um item em que os professores eram avaliados pela forma como verbalizavam a sua satisfação ou insatisfação em relação ao modelo de ensino, uma situação que foi denunciada por Francisco Louçã, no debate com José Sócrates, no Parlamento.

Após a polémica gerada, Esperança Barcelos decidiu retirar a ficha polémica para evitar «mais questões», pelo que a reunião do conselho pedagógico irá apreciar um outro documento em que não consta esse item.

A ficha inicial «foi elaborada apenas por mim», porque essa grelha de avaliação visa «avaliar todos os professores», inclusive os restantes do conselho executivo, explicou Esperança Barcelos. «A mim ninguém me ensina democracia», acrescentou.

Na reunião do conselho pedagógico, além desta grelha de avaliação, os professores vão também aprovar as fichas dos coordenadores para observação das aulas, no âmbito do modelo imposto pela tutela.
Continue a ler esta notícia

Relacionados