Covid-19: Escolas e espaços de lazer vão encerrar em Felgueiras e Lousada - TVI

Covid-19: Escolas e espaços de lazer vão encerrar em Felgueiras e Lousada

  • HCL
  • 8 mar 2020, 22:39

Ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas vão encerrar provisoriamente

A Direção-Geral da Saúde anunciou este domingo que, nos concelhos de Felgueiras e Lousada, as Autoridades de Saúde vão proceder ao encerramento de todos os estabelecimentos escolares e suspender as atividades dos estabelecimentos de lazer, culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas.

Em comunicado, a DGS informa que, "tendo em conta a circunscrição de maioria destes casos aos concelhos de Felgueiras e Lousada, afetando também instituições escolares, a evidência apoia o fecho preventivo de todas as escolas. Estudos comparativos em circunstâncias de epidemia mostram que o fecho preventivo tem maior efeito quando comparado com o reativo".

As pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada são ainda aconselhadas a evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas.

A DGS diz ainda que reconheceo impacto destas medidas, "nomeadamente no dia-a-dia das populações residentes nestes concelhos", e agradece a "colaboração de todos os cidadãos, que pode ser fundamental no controlo deste surto".

Segundo a nota da DGS, na região norte do país, registam-se até agora 23 casos confirmados de infeção por Covid-19, dos quais 19 correspondem ao mesmo foco, e estão identificados 646 contactos. Em todo o país estão confirmados oficialmente 30 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Além disso, encontram-se em isolamento profilático e sob vigilância ativa das autoridades de saúde 296 pessoas e há 21 casos suspeitos a aguardar resultados laboratoriais, adianta o comunicado.

Continue a ler esta notícia