Correcção dos exames de Matemática - TVI

Correcção dos exames de Matemática

  • Portugal Diário
  • 21 jun 2007, 20:42

Para Associação de Professores de Matemática a prova do 12ª ano e do 9º ano foram «adequadas»

Veja a correcção do exame do 9º ano

Enunciado do exame do 12º ano

Veja a correcção do exame do 12º ano

A Associação de Professores de Matemática considerou hoje, em comunicado, o exame «equilibrado» em tempo e conteúdo.

«Esta prova de exame destinou-se aos alunos de dois planos curriculares distintos embora sujeitos ao mesmo programa da disciplina de Matemática A. Por esse motivo, a prova incidia apenas sobre os conteúdos do ano terminal de ciclo -12ºano», lê-se no comunicado.

«A duração da prova passou de 120 para 150 minutos, havendo alguma expectativa sobre se tal facto viria a implicar uma maior extensão da prova. A mesma, contudo, apresentou-se com uma extensão adequada ao tempo de realização, ao contrário do que havia sucedido no ano transacto».

«A prova foi adequada quanto ao tipo de competências e de conhecimentos que são necessários mobilizar para a sua resolução».

«A prova faz apelo, em várias questões, ao uso de raciocínios demonstrativos, ainda que implícitos, mais do que ao cálculo mais ou menos directo, e em todos os temas testados na prova, o que revela uma preocupação em mobilizar as diferentes competências que o programa de Matemática determina. Tal facto pode causar alguns problemas aos alunos menos atentos e aos que orientaram a sua actividade predominantemente para a resolução de exercícios que mobilizam, quase exclusivamente, a manipulação numérica e algébrica».

Matemática: 9ª ano

Quanto ao exame para os alunos do 9º ano, a APM também dá nota positiva. «Tendo em conta que a prova de exame tem como função complementar a avaliação interna realizada na escola e que só permite avaliar parte das competências desenvolvidas ao longo do 3º ciclo, como é referido, aliás, na informação-exame divulgada pelo Ministério da Educação, consideramos que a prova está adequada ao programa. A prova está organizada de forma equilibrada entre os diferentes temas matemáticos. A dimensão e o tipo de perguntas são adequados à sua duração».
Continue a ler esta notícia