Saramago homenageado aos 85 anos - TVI

Saramago homenageado aos 85 anos

  • Portugal Diário
  • 17 nov 2007, 00:22

Escritor teve emocionada recepção na capital espanhola

O escritor José Saramago, que fez esta sexta-feira 85 anos com uma homenagem em Madrid, exortou os «amantes da beleza» a unir as suas forças contra a barbárie no mundo, informa a agência Lusa.

«Só assim o mundo, talvez, poderá ter futuro», disse José Saramago, emocionado e visivelmente afectado por uma gripe, diante de muitos amigos e personalidades espanholas, entre as quais o ministro da Cultura , César António Molina, e a vereadora das Artes da Câmara Municipal de Madrid, Alicia Moreno, que se deslocaram esta noite ao Centro Cultural Conde Duque.

«Saramago é um dos maiores escritores do século XX», afirmou o ministro da Cultura espanhol, minutos antes do início do espectáculo com que se festejou o seu percurso literário.

César António Molina recordou que os espanhóis têm tido a «sorte de conviver com os dos mestres da literatura, que é uma pessoa tão próxima e tão alheia a qualquer vaidade» que é visto «como um familiar, um amigo».

«É um grande escritor e uma grande pessoa e eu tenho a honra de o ter conhecido há quase 25 anos e de ter partilhado com ele momentos importantes, ideias e projectos», lembrou o ministro da Cultura espanhol.

Apesar de não estar prevista qualquer intervenção de José Saramago, o escritor acabou por usar da palavra para agradecer a homenagem e congratular-se pela união entre a «arte e a cultura» que se deu neste espectáculo.

«Se todas estas pessoas boas, se todas estas pessoas amantes da beleza puderem unir as suas forças contra a barbárie no mundo para dignificar o ser humano, o mundo, talvez, poderá ter futuro», disse.

No domingo, José Saramago será homenageado em Lisboa, já que, conforme recordou Juan Echanove, o escritor celebra o seu aniversário duas vezes: a 16, porque é efectivamente o dia em que nasceu, e a 19, porque foi este o dia em que o pai registou o seu nascimento.
Continue a ler esta notícia