Gripe A: bombeiros aguardam por kits de prevenção - TVI

Gripe A: bombeiros aguardam por kits de prevenção

Depois de repetidos casos em que transportam suspeitos sem qualquer tipo de protecção

Relacionados
Os bombeiros continuam a transportar as pessoas suspeitas de terem gripe A sem os kits de prevenção. Segundo o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, este material começará a ser distribuído a partir da próxima semana.

Duarte Caldeira avançou com essa informação após contacto da Autoridade Nacional de Protecção Civil. «Os kits estão em processo de aquisição pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e à intenção que nos foi informada pelo presidente desta autoridade de ao longo da próxima semana iniciar-se a distribuição dos mesmos», disse à TSF.

Enquanto os kits não chegam, os bombeiros têm de ter cuidado nos contactos e devem ficar em isolamento até confirmação da análise, uma «medida cautelar que parece óbvia», segundo o presidente da Liga de Bombeiros: «Em caso de dúvida e até que haja confirmação do transporte de um doente onde não foram adoptadas ou não havia condições por ausência dos kits de serem adoptadas as medidas de autoprotecção desejáveis é absolutamente indispensável que seja salvaguardada a integridade física desses elementos começando por isolar impedindo assim que a cadeia de contágio se estabeleça».

Esta informação de distribuição de kits surge após a denúncia de um caso em Vila Nova de Paiva, onde uma criança de dez anos com suspeitas de gripe A foi enviada para casa depois de observada no Centro de Vila Nova de Paiva. Como não se deslocou a um serviço de adendimento à gripe, o médico pediu à GNR e aos bombeiros para procurarem a criança, que depois foi transportada para Coimbra sem protecção, numa vulgar ambulância por dois bombeiros sem protecção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados