Incêndio em prisão de Custóias faz três feridos - TVI

Incêndio em prisão de Custóias faz três feridos

Prisão

Fogo numa cela foi combatido por um dos guardas prisionais, que salvou dois reclusos

Relacionados
Actualizado às 12:30

Um pequeno incêndio afectou uma parte da cadeia de Custóias, fazendo três feridos, informou a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, em comunicado.

O incidente ocorreu numa cela disciplinar, pelas 22:30 deste sábado, mas o pronto auxílio de um guarda prisional evitou que as chamas se alastrassem. Ainda assim, três pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital.

Os cuidados maiores estão direccionados para o recluso de 21 anos que terá originado o incêndio, entretanto combatido pelos meios próprios da prisão. «Sofreu queimaduras de 1º e 2º grau, foi de imediato assistido no local pelos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional de Custóias e posteriormente transportado pelo INEM para o Hospital de São João, no Porto, não correndo risco de vida», refere o comunicado.

O guarda prisional que conseguiu chegar a tempo acabou por sofrer «queimaduras numa mão e foi assistido no Hospital Pedro Hispano», em Matosinhos. A sua acção, entretanto, conseguiu evitar que as chamas tomassem uma cela contígua, que ainda fez com que um outro recluso fosse assistido devido a problemas respiratórios provocados pela inalação de fumos.

Segundo Jorge Alves, do Sindicato do Corpo da Guarda Prisional, este tipo de incidentes em celas disciplinares acontecem porque os reclusos conseguem escapar à revista dos guardas e acabam por atear fogo ao colchão, que é altamente inflamável e «provoca um fumo muito negro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados