Aeroporto na Ota «tem mais vantagens» - TVI

Aeroporto na Ota «tem mais vantagens»

  • Portugal Diário
  • 3 nov 2007, 00:07

Presidente da CCDR-LVT fala em fragilidades do estudo da CIP

Relacionados
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) defendeu a Ota como a melhor localização para o novo aeroporto, invocando «mais vantagens» em termos de ordenamento do território, informa a agência Lusa.

Em entrevista à SIC Notícias, Fonseca Ferreira afirmou que, apesar do estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) que defende a opção Alcochete ser um «trabalho meritório», a alternativa da Ota «tem mais vantagens» do ponto de vista de ordenamento do território.

A localização em Alcochete é ambientalmente «mais sensível», enquanto que a Ota apresenta mais benefícios para a «qualidade de vida das populações e desenvolvimento das actividades económicas».

«Na Margem Norte há um conjunto de acessibilidade já feitas», acrescentou, sustentando que o estudo da CIP tem «muitas fragilidades», designadamente quanto ao custo total da obra.

«Foram contabilizados os custos da deslocalização do Campo de Tiro de Alcochete? Foram contabilizados os custos da desactivação da Base Aérea do Montijo?», questionou, defendendo que a CIP deveria «revelar o financiamento» do estudo, «a bem da transparência».

O presidente da CCDR-LVT considera ainda que a decisão sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa deve ser tomada até Janeiro, sob pena de se perderem fundos comunitários: «Antes de 2018-2019 o novo aeroporto não está operacional. Se calhar temos de ter o aeroporto da Portela mais um».
Continue a ler esta notícia

Relacionados