Sémen de estudantes «estudado» durante festas académicas - TVI

Sémen de estudantes «estudado» durante festas académicas

Queima das Fitas do Porto

Investigadores vão analisar influência dos abusos estudantis na qualidade do esperma

Relacionados
O Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro, em parceria com a «Ferticentro», clínica de medicina de reprodução de Coimbra, está a desenvolver um projecto que pretende analisar a influência do consumo abusivo de álcool, tabaco e drogas na qualidade do esperma. O estudo vai ser efectuado durante as festas académicas.

Para isso, afirmou ao tvi24.pt a investigadora Margarida Fardilha, estão a aceitar inscrições de estudantes voluntários. Neste momento «estamos a analisar o número de pessoas necessárias» para a concretização do estudo, no entanto, já temos cerca de cem inscritos», disse.

O estudo, que decorrerá durante as festas académicas («Enterro do Ano» e «Queima das Fitas»), e se prolonga até Setembro, torna-se inovador na medida em que «os estudos já feitos nesta área analisavam pessoas com um consumo diário destas substâncias» e este «analisa um período específico de maior consumo» - uma semana - explicou a investigadora.

«Há alguns estudos que mostram que estes factores diminuem a qualidade [do esperma], a morfologia e a mobilidade», acrescentou.

Vladimiro Silva, investigador da clínica de Coimbra, explica que vão analisar as quantidades consumidas antes da primeira recolha de sémen, durante as festas, e posteriormente em Setembro. «Essas quantidades são convertidas em unidades de álcool» e a partir daí «divide-se os indivíduos por grupos ou classes».



O investigador acredita que «este tipo de excessos são cometidos independentemente do estudo ser ou não levado avante», por isso, «o comportamento dos alunos não será, à partida, condicionado pelo facto de estarem a ser testados».

«Tenho a certeza que vamos encontrar de tudo», acrescenta, «desde pessoas com consumo excessivo a pessoas que não consumiram absolutamente nada».

Pedro Lages, membro da associação de estudantes da Universidade de Aveiro, defende que o estudo será importante e positivo no sentido de esclarecer a relação entre a qualidade do sémen e o consumo excessivo de substâncias.

Questionado acerca do papel da associação neste projecto, o estudante afirmou que «o papel da associação é a divulgação», nomeadamente através de newsletters e do site.

O estudante acredita, no entanto, que o facto de os alunos voluntários estarem a ser «testados», poderá condicionar o consumo das substâncias em causa.

Trata-se de um «estudo inovador», «nunca antes realizado em Portugal ou no estrangeiro» afirmou ainda Vladimiro Silva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados