Surdos e mudos pedem socorro por «sms» - TVI

Surdos e mudos pedem socorro por «sms»

  • Portugal Diário
  • 17 mar 2008, 18:40
Telemóvel

Governo Civil de Faro apadrinha projecto «SMS Voz»

Relacionados
Um novo projecto algarvio, o «SMS Voz», cujo objectivo é facilitar o pedido de ajuda às pessoas com deficiências, é apresentado esta terça-feira no Governo Civil de Faro com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, noticia a agência Lusa.

Isilda Gomes, do gabinete da governadora civil, explicou que o «projecto regional SMS Voz» consiste em transformar em voz um pedido de socorro ou de emergência médica feito por mensagem escrita por pessoas que não tenham fala ou sejam surdas.

Notícias para surdos, cegos e amblíopes

Jovens cada vez mais surdos

As pessoas com deficiências auditivas ou de fala vão poder através do «SMS Voz» pedir ajuda por mensagem escrita no telemóvel (SMS) directamente para o Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS). O CDOS vai transformar o SMS em voz e o pedido de socorro é comunicado às autoridades policiais ou médicas da região.

O CDOS vai ficar responsável pelo telefone, cujo número é fornecido esta terça-feira à Associação de Surdos do Algarve, que fará a divulgação junto dos associados.

O projecto é apadrinhado pelo Governo Civil de Faro que vai assinar um protocolo com a Associação de Surdos do Algarve, numa sessão presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália moniz, e marcada para as 11:00 no salão nobre do Governo Civil de Faro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados