Saúde: «É para o melhor das populações» - TVI

Saúde: «É para o melhor das populações»

  • Portugal Diário
  • 23 dez 2007, 19:47
Saúde: protesto em Anadia (Foto Lusa/Sérgio Azenha)

Ministério reage aos protestos contra encerramento dos serviços

Relacionados
O Ministério da Saúde garantiu hoje que o encerramento das urgências do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia, e do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Alijó durante o período nocturno é «para o melhor das populações», noticia a Lusa.

«Esta decisão é para o melhor das populações. Em Anadia e Alijó, os serviços que vão encerrar não reuniam as condições adequadas a um serviço de urgência», disse à Agência Lusa fonte do ministério da Saúde.

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje à tarde em Anadia contra o encerramento das urgências do Hospital José Luciano de Castro e cerca de duas centenas fizeram o mesmo em Alijé, em protesto contra o fecho do SAP durante o período nocturno.

De acordo com a mesma fonte, com o encerramento daqueles serviços, o governo afirma que «as pessoas que necessitem [de atendimento] serão levadas o mais rápido possível para um serviço de urgência com melhores condições que as actuais e garante também uma maior acessibilidade às consultas de agudo (marcadas no próprio dia)».

«Foram cumpridas as garantias de que, nos casos de Alijó e Anadia, essas alterações só se concretizariam quando estivessem asseguradas as condições de que teriam uma melhor assistência», sublinhou. No caso de Alijó houve um reforço dos meios de emergência, tal como em Anadia, onde houve também uma requalificação do hospital, precisou a fonte.

Questionada pela Lusa sobre se as manifestações que se realizaram hoje em Anadia e Alijó contra o encerramento daqueles serviços poderia alterar a decisão do ministro da Saúde, Correia de Campos, a mesma fonte disse que «não faria sentido voltar atrás». «A decisão é para manter e já foi anunciada», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados