Sabia que o cérebro também come? - TVI

Sabia que o cérebro também come?

  • Portugal Diário
  • Lara Rosado
  • 16 jan 2007, 17:27
Estudar exige concentração

Europeus não ingerem dose de nutrientes recomendada. Veja qual é

Constantemente ouvimos falar na necessidade de ter hábitos alimentares saudáveis para que o nosso corpo funcione a 100 por cento. Mas e se lhe dissessem que o cérebro também come? A verdade é que com uma alimentação saudável e equilibrada, o seu cérebro pode desenvolver-se mais.

Esta foi a principal questão debatida no Simpósio realizado hoje, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, uma iniciativa de uma multinacional, líder em bens de consumo.

Vários especialistas em nutrição alertaram, sobretudo, os pais para a necessidade de desenvolver o cérebro dos mais pequenos e, para isso, da alimentação que estes devem seguir.

Se é durante a infância que o cérebro se desenvolve, é nesta altura que os pais devem dar especial atenção à alimentação da criança.

Os nutrientes são muito importantes para o bom funcionamento do nosso cérebro, mas segundo uma análise de Nhatalie-van-der Put, especialista internacional em nutrição, o consumo de nutrientes tanto nas crianças (dose diária recomendada: 150 a 200g) como nos adultos (70 a 280g, uma a duas vezes por semana), não se aproxima sequer da dose recomendada.

«A alimentação desempenha um papel importante na optimização do cérebro e das suas funções. Incluir na nossa dieta o ácido gordo DHA e as vitaminas do complexo B beneficia as funções cerebrais e a performance cognitiva», afirma Nhatalie-van-der Put.

Assim os nutricionistas aconselham os pais a inserir na alimentação das crianças ácidos gordos, como DHA (só se encontra no leite materno e no peixe gordo) e ALA (frutos secos e óleos vegetais), e também vitaminas do complexo B (gema de ovo, leguminosas, carne ou hortaliças).

«As vitaminas do complexo B ajudam na formação dos neurotransmissores do cérebro e, consequentemente, na comunicação entre os neurónios», afirma Helena Cid, nutricionista da multinacional Unilever Jerónimo Martins.

Durante o Simpósio, a Unilever apresentou um novo produto, que irá surgir brevemente no mercado, e que pretende colmatar a falta de nutrientes. A Planta Ideia surge assim para fazer face às necessidades dos consumidores e é rica em DHA, ALA e vitaminas B.
Continue a ler esta notícia