Ministra: Portugal sem casos de gripe A - TVI

Ministra: Portugal sem casos de gripe A

Ana Jorge confirma regresso de paciente a casa e diz que análises foram enviadas para Inglaterra

Relacionados
A ministra da saúde, Ana Jorge, disse esta sexta-feira que a paciente, na caso dos 30 anos, internada num hospital de Lisboa, com suspeitas de ter contraído a gripe A, já está em casa e que as respectivas análises foram enviadas para um laboratório inglês, ligado à Organização Mundial de saúde.

Gripe A: 505 casos confirmados, diz OMS

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, para fazer o ponto da situação, a governante reiterou que Portugal não registou até ao momento qualquer caso confirmado de gripe pelo vírus H1N1. No entanto, admitiu que o teste feito no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, deu positivo para o vírus da gripe tipo A não sazonal. Os resultados finais das análises só devem ser conhecidos dentro de «48 horas», explicou Ana Jorge.

A ministra assumiu ainda que a paciente «apresentava um quadro compatível com o das pessoas infectadas pelo vírus e, como tinha vindo de uma zona infectada, o México, está em casa, com indicação para o cumprimento das regras anti-contágio: o uso de uma máscara e a lavagem frequente das mãos».

A governante acrescentou também que estão sinalizadas «todos as pessoas com quem ela contactou depois de regressar» do México e que «o domicílio é o melhor lugar para a senhora estar, pois permite ter uma noção correcta das pessoas com que convive».

Já esta manhã, o director-geral de Saúde, Francisco George, tinha referido ao tvi24.pt, que não havia situações clínicas quje inspirassem preocupação.

No final da conferência, Ana Jorge garantiu que a Linha Saúde 24 foi reforçada e que está a dar resposta a 90 por cento das chamadas.

Gripe A: os primeiros casos confirmados em França

Actualizada às 19h42
Continue a ler esta notícia

Relacionados