Santa Maria: ministra lamenta infecção ocular - TVI

Santa Maria: ministra lamenta infecção ocular

Director clínico admite que existe diminuição da capacidade visual

Relacionados
A ministra da Saúde e o director clínico do Hospital de Santa Maria, Lisboa, lamentaram esta terça-feira que seis doentes tenham desenvolvido infecções oculares e corram o risco de ficar cegos na sequência de um tratamento.

«O Ministério da Saúde foi informado pelo Hospital Santa Maria sobre aquilo que tinha acontecido e, obviamente, lamentamos muito o sucedido, porque é algo que ninguém gosta que aconteça. Estamos a acompanhar e o Hospital de Santa Maria está a averiguar tudo o que se passa», declarou Ana Jorge no final de uma sessão do Fórum Novas Fronteiras, do PS, no Museu do Oriente, dedicado ao tema da Saúde.

O director clínico do Hospital de Santa Maria também estava presente, mas aos jornalistas referiu apenas que, na passada sexta-feira, foi administrado um fármaco que tem indicação para o tratamento de uma doença chamada degenerescência macular do idoso.

«Na sequência da administração do fármaco, verificou-se uma complicação ocular, que levou a que alguns doentes tivessem de ser internados. Esses doentes estão a ser acompanhados, estamos a tratar adequadamente a situação e, ao mesmo tempo, a fazer a averiguação e o enquadramento das causas possíveis», argumentou João Correia da Cunha.

O director clínico lamentou o caso e admitou que a existência de uma diminuição da capacidade visual, adiantando que os doentes têm neste momento um problema que se chama «oftalmite, uma infecção do globo ocular, com diminuição da capacidade visual».

Questionado pelos jornalistas, o responsável recusou a esclarecer se houve erro médico, afirmando que se «trata de uma situação evolutiva. Tudo o que eu diga, seria antecipar-me a conclusões que serão tiradas oportunamente», justificou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados