«Terror» de Sintra apanhado - TVI

«Terror» de Sintra apanhado

Quem os «controla»?

Tem 17 anos e conta com mais de 27 assaltos no cadastro, quase sempre com recurso a armas de fogo. Mas só agora vai conhecer a prisão

Tem apenas 17 anos e já foi apanhado pela polícia várias vezes. Só agora vai conhecer a prisão, apesar de em processos antigos contar com, pelo menos, 27 assaltos no registo criminal. No princípio do mês de Março este rapaz foi detido, juntamente com mais dois «colegas de crime», e desta vez o juiz mandou-o para a prisão.

João (nome fictício) foi membro de um gang que aterrorizou a zona de Sintra ao longo dos últimos anos. Foi detido várias vezes, mas acabou sempre por voltar à rua. O estatuto de menor deu-lhe sempre a liberdade. Este ano, nem a idade lhe valeu. «É um típico caso de falta de reinserção social. Foi membro dum gang que acabou por ser desmantelado, mas voltou às ruas», explicou ao PortugalDiário fonte da Polícia Judiciária (PJ).

O jovem, agora em prisão preventiva, tem já um extenso currículo de violência. Afastamento do ensino por excesso de faltas, agressão a colegas, assaltos a estabelecimentos comerciais, de restauração e ourivesarias. Quase sempre de arma de fogo em punho.

No modo de actuar dos três jovens destaca-se sobretudo a violência gratuita com que efectuavam os crimes. «Andam pela rua assustando as pessoas e furtando. Por vezes na via pública. Estes jovens semeavam o terror na zona de Sintra», acrescentou a mesma fonte.

A PJ apanhou os três em momentos distintos no início deste mês. Foram presentes ao juiz para primeiro interrogatório judicial e apesar da idade foram presos preventivamente. Fonte da PJ esclareceu ainda: «Nestes casos a polícia não pode fazer muito mais para resolver um problema que tem origem social. Só podemos meter o travão».
Continue a ler esta notícia