Viana: videovigilância no centro histórico - TVI

Viana: videovigilância no centro histórico

  • Portugal Diário
  • 15 fev 2008, 19:13

Proposta do PSD contra o vandalismo e banditismo. Autarca fala em proposta «requentada»

Relacionados
O PSD de Viana do Castelo propôs hoje a instalação de videovigilância no Centro Histórico da cidade para combate ao vandalismo e banditismo, mas o presidente da Câmara (PS) considera que esta é uma proposta «requentada», refere a Lusa.

Após uma reunião com o Comando da PSP de Viana do Castelo, o presidente da Concelhia do PSD, António José Amaral, confessou que saiu com "um sentimento de conforto muito grande" em relação à questão da segurança na cidade, mas mesmo assim sublinhou a necessidade de tomar medidas para prevenir "algumas ondas de assaltos".

Além do sistema de videovigilância, o PSD defendeu ainda mais iluminação pública na cidade e a instalação de barreiras físicas em determinadas ruas do Centro Histórico, através de mecos accionados hidraulicamente.

«São propostas que mereceram a melhor aceitação do comandante da PSP e que vamos apresentar à câmara, em reunião de Executivo», disse António José Amaral, ressalvando que «Viana do Castelo, hoje, continua a ser uma cidade segura».

Porto: proposta ampliação da videovigilância

Big Brother também no centro do Porto

Contactado pela Lusa, o presidente da autarquia, o socialista Defensor Moura, disse que a proposta de instalação de videovigilância é «requentada», porque o sistema já está instalado na Praça da Liberdade, abrangendo a nova Biblioteca Municipal, e poderá ser estendido a outras zonas da cidade.

Sobre a iluminação, Moura disse que se trata de um tiro no pé do presidente do PSD, lembrando que um vereador social-democrata, que é também director regional da EDP, «diz à boca cheia que Viana do Castelo é a cidade mais bem iluminada de Portugal».

Em relação aos mecos, o presidente da câmara garantiu que eles serão instalados quando estiver concluído o anel viário, mas para proteger o Centro Histórico dos automóveis e não para impedir a entrada de ladrões.

«Os ladrões não têm medo de mecos», sustentou o autarca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados