Último troço da CRIL em tribunal europeu - TVI

Último troço da CRIL em tribunal europeu

Último troço da CRIL a concurso

Associação de moradores já enviou toda a documentação para os deputados europeus

Relacionados
Os moradores do Bairro Santa Cruz, em Benfica, admitem apelar aos tribunais europeus se o recurso que entregaram em tribunal contra o não cumprimento da Declaração de Impacte Ambiental no último troço da CRIL (Buraca/Pontinha) for rejeitado, noticia a Lusa.

De acordo com Jorge Alves, da Comissão de Moradores, «só depois de esgotadas todas as possibilidades nas instâncias portuguesas é que os moradores podem recorrer aos tribunais europeus».

Em declarações à Lusa, o responsável adiantou que «toda a documentação sobre o assunto já foi enviada via mail aos deputados europeus, inclusive as últimas declarações do ministro do Ambiente, na Assembleia da República, a admitir que o troço adjudicado não é o que esteve em consulta pública».

Falhas na segurança rodoviária

Jorge Alves explicou que é a quarta via que vai ser introduzida que aumenta a largura da estrada de 29 para cerca de 34 metros e faz com que a via entre nas propriedades de alguns moradores. Também o facto de as vias serem construídas a céu aberto e não em túnel, viola a indicação do DIA.

Além da violação da declaração de impacte ambiental, os moradores do Bairro de Santa Cruz apontam igualmente falhas na segurança rodoviária, citando um estudo do Observatório das Estradas (organização não governamental).

Tribunal rejeitou acção popular

Francisco Salpico, engenheiro civil e responsável pelo estudo feito pelo observatório sublinhou que as deficiências são tais que limitar a velocidade no local não vai ser suficiente. «Limitar a velocidade é apenas uma forma de passar a responsabilidade para os condutores», avisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados